Skip to content

Dom Waldemar Passini é o primeiro Bispo Coadjutor de Anápolis

Celebração presidida por Dom João Wilk, marca posse que reuniu fiéis e religiosos em um momento de fé e comunhão


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 27/03/2025 - 09:45

A cerimônia, presidida por Dom João Wilk, reuniu o arcebispo de Goiânia, oito bispos do Regional, presbíteros, diáconos, religiosos, autoridades civis e fiéis em um momento de fé e comunhão. Foto: Marcelo Faria Photos

A Catedral de Anápolis recebeu na última terça-feira, 25, fiéis e religiosos para a Missa Solene de posse de Dom Waldemar Passini Dalbello como Bispo Coadjutor. A celebração, presidida por Dom João Wilk, contou com a presença de bispos, padres e seminaristas, em um momento de fé e comunhão. O novo bispo assume a missão de auxiliar no pastoreio da Diocese, reforçando seu compromisso com a evangelização e a unidade da Igreja.

Nomeado pelo Papa Francisco em 5 de fevereiro, Dom Waldemar Passini expressou gratidão e alegria pelo novo desafio. “É uma grande graça voltar à diocese onde nasci e cresci. Trago comigo experiências e aprendizados para compartilhar com essa Igreja viva e atuante”, afirmou.

A Diocese de Anápolis acolheu Dom Waldemar Passini com esperança, iniciando uma nova etapa de trabalho pastoral. O novo bispo destacou a importância da unidade na fé, reafirmando seu lema episcopal: “Congregar na unidade”. Em tempos de divisões, enfatizou a necessidade de comunhão e acolhimento, respeitando diferenças, mas promovendo a união em Cristo.

A posse reforça a continuidade da missão da Igreja em Anápolis, com a atuação conjunta de Dom João Wilk e Dom Waldemar. A presença maciça de fiéis demonstrou a esperança da comunidade em um novo ciclo de evangelização e fortalecimento espiritual.

A chegada do novo bispo também foi celebrada nas redes sociais. Fiéis expressaram alegria e gratidão pela nomeação de Dom Waldemar Passini. “A diocese ganhou um grande presente de Deus!!!”, comentou um internauta. Outro escreveu: “A diocese de Luziânia já sente saudades 😢 continuemos em oração pelo grande e bom pastor nosso querido Dom Waldemar. A Diocese de Anápolis ganhou um grande servo de Deus e um catequista por excelência, Deus o abençoe grandiosamente na sua nova casa”. Já outra mensagem destacou: “Bem-vindo, Dom Waldemar! Deus seja louvado pela sua missão em nossa Diocese de Anápolis 👏👏”.

Quem é Dom Waldemar Passini?

Natural de Anápolis, Dom Waldemar Passini nasceu em 1967. Antes de seguir a vocação sacerdotal, formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Ingressou no Seminário Maior de Brasília em 1989 e aprofundou seus estudos em Sagrada Escritura no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém.

Ordenado bispo em 2010, atuou como Bispo Auxiliar de Goiânia e, posteriormente, como Bispo de Luziânia (GO). Com experiência no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), representou o Cone Sul no Departamento de Missão e Espiritualidade. Agora, assume a missão de fortalecer a caminhada da Igreja em Anápolis.3

Leia mais: Goiás se destaca com cinemas modernos e tecnologia de ponta

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e colaboradora no jornal Tribuna do Planalto, nas editorias de cidades, educação, economia e diversão e arte.