Neste domingo (13), o Papa Francisco fez uma surpreendente aparição na Praça de São Pedro durante as celebrações do Domingo de Ramos. O pontífice, que havia deixado o hospital há três semanas após tratar uma infecção respiratória, apareceu em uma cadeira de rodas. Sem o uso de respiradores nasais de oxigênio, Francisco passou pelos fiéis e desejou uma boa Semana Santa. A presença do Papa foi inesperada, já que a Igreja Católica não havia confirmado sua participação nas cerimônias devido a recomendações médicas para repouso.
Durante a liturgia, o Papa compartilhou palavras de fé e confiança, refletindo sobre a caminhada de Jesus rumo ao Calvário. Ele lembrou que, assim como Jesus, todos enfrentam dores físicas ou morais, e é a fé que nos ajuda a não ceder ao desespero. O pontífice, com sua mensagem de força, reforçou o quanto a fé é fundamental para atravessar momentos de fragilidade, como ele mesmo vivenciou ao passar pelo período de recuperação. “A fé nos ajuda a não nos entregarmos ao desespero, a não nos fecharmos na amargura, mas a enfrentá-las”, declarou ele, emocionando os cerca de 40 mil fiéis presentes.
Além disso, o Papa Francisco agradeceu as orações dos fiéis durante sua recuperação e pediu que rezassem por todos aqueles que sofrem no mundo, em especial as vítimas da guerra, da pobreza e desastres naturais. A mensagem de esperança e confiança no abraço providencial de Deus foi uma forma de renovar a fé na humanidade, convidando todos a contemplarem a paixão de Cristo como um exemplo de força e vulnerabilidade. Papa Francisco reforçou, ainda, que, em sua fragilidade física, sentiu a proximidade divina de maneira mais intensa, o que lhe trouxe força e gratidão.
Papa faz primeira aparição após 38 dias de internação e agradece apoio