Porangatu recebe, entre os dias 22 e 26 de abril, a 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional (TeNpo 2025), evento que reunirá espetáculos teatrais e circenses, oficinas formativas, sessões de cinema e debates voltados à cultura. Toda a programação é gratuita.
Neste ano, o evento será ainda mais descentralizado, com atividades realizadas em bairros como Jardim Brasília, Setor Sete Ranchos e no povoado de Linda Vista, além do Centro Cultural de Porangatu. No total, estão previstas 15 sessões de teatro e circo, sete oficinas e uma programação itinerante de cinema, com o projeto Cine Goiás Itinerante.
A abertura oficial será no dia 22/4, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, com o espetáculo “NIQ – Por estradas mundo afora”, do ator e diretor Júlio Vann (GO).
Ao longo da semana, o palco do teatro também receberá apresentações de grupos como Boca do Lixo (Anápolis), Teatro da Escuta (Goiânia), Kuase Normais (Porangatu), Sem Nome Cia de Teatro (Goiânia) e Nu Escuro (Goiânia). A programação se encerra no dia 26/4, com o espetáculo “Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive”, da atriz Lucélia Santos (SP), uma parceria com o Sesc Goiás.
Circo e Cinema
Na parte circense, o Circo Laheto, de Goiânia, apresentará o espetáculo “Entre o Real e o Imaginário”, com sessões diárias a partir do dia 23/4, às 17h30, na tenda montada ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis. Já a Cia Pé de Cana (SP) realizará apresentações itinerantes com a performance “Palhaças Sim, Sinhô”, passando pelo povoado de Linda Vista (23/4), Setor Nossa Senhora da Piedade (24/4), Jardim Brasília (25/4) e Setor Sete Ranchos (26/4), sempre às 16h, com exceção da última sessão, que será às 16h30.
Uma das novidades do TeNpo 2025 é o Cine Goiás Itinerante, com sessões de cinema e uma oficina de Stop Motion. As exibições acontecerão nos dias 22, 24 e 25/4, nos turnos da manhã e tarde, nas escolas Luiz Alves Pereira (Vila Operária), Linda Vista e Maria José Gonçalves (Bela Vista). Os filmes exibidos integram o acervo do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
Formação
O evento também oferece sete oficinas formativas, com destaque para “O Corpo do Ator na Interpretação para Teatro, Cinema e Televisão”, ministrada por Ana Magdalena e João Côrtes (RJ). Há ainda oficinas de circo, dramaturgia, danças negras e jogos teatrais, reunindo ao todo 120 alunos. As aulas ocorrerão no Centro Cultural de Porangatu, nos períodos matutino e vespertino.
Outro destaque inédito é o Encontro de Gestores Culturais, por meio do projeto Secult Goiás Itinerante, que será realizado no dia 23/4, às 15h, no Museu Ângelo Rosa de Moura, no Centro Histórico de Porangatu. O encontro visa esclarecer dúvidas sobre os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e promover o debate sobre políticas culturais no estado.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem das atividades ao longo dos cinco dias de evento.
A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE. O evento conta com apoio da Secretaria da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social, Sesc Goiás, Academia Viking Cross e Corpo de Bombeiros.
A programação completa está disponível em: mostratenpo.cultura.go.gov.br