Skip to content

Segurança em Goiás avança com queda nos crimes

Dados mostram reduções expressivas de homicídios, roubos e furtos no primeiro quadrimestre de 2025


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 28/04/2025 - 08:55

Índices de segurança pública melhoram em Goiás no primeiro quadrimestre de 2025, com quedas expressivas nos principais crimes. Foto: SSP-GO

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), divulgados na sexta-feira, 25, revelam que a criminalidade continua em queda no estado. Comparando o período de janeiro a abril de 2025 com o mesmo intervalo do ano passado, os homicídios diminuíram 9,06%, os estupros caíram 17,89% e os latrocínios registraram redução de 14,29%. Além disso, a tentativa de homicídio apresentou uma leve queda de 1,19%.

Além disso, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, atribui os resultados positivos às políticas públicas eficazes e à integração das forças de segurança. “Fizemos um trabalho de integração entre as forças que é notório”, afirmou. Desde já, o policiamento ostensivo, a inteligência policial e as ações preventivas continuam como estratégias prioritárias para fortalecer a segurança em Goiás. Acima de tudo, o estado celebra o sexto ano consecutivo de queda nos índices de criminalidade.

Então, os crimes contra o patrimônio também seguiram tendência de queda significativa. O roubo a transeunte caiu 34,97%, o roubo de veículos reduziu 23,62% e o roubo a comércio diminuiu 35,93%. Houve ainda redução de 15,82% no roubo em residências e de 20% no roubo de cargas. Porque o trabalho preventivo e o monitoramento contínuo são fundamentais, não houve registro de roubos a instituições financeiras neste período.

Nos casos de furto, Goiás também apresentou melhorias expressivas. O furto de veículos caiu 18,02%, o furto em comércio teve redução de 2,56%, e o furto em residência diminuiu 22,03%. Já o furto a transeunte apresentou queda de 19,71%. A segurança em Goiás, com resultados cada vez mais sólidos, reforça a confiança na atuação das forças públicas e consolida o estado como referência no combate à criminalidade em 2025.

Leia mais: Anápolis recebe título de Capital da Indústria