Skip to content

Dias das provas do Enem 2025 são divulgadas pelo MEC; confira cronograma

Inscrições começam no fim de maio; formato da prova segue o modelo tradicional com quatro áreas de conhecimento e redação


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 09/05/2025 - 14:07

dias das provas do enem 2025 divulgadas incrição datas
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, no site oficial do Enem. (Foto: Divulgação)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) já tem datas definidas: as provas acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (9). As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, no site oficial do Enem.

Estudantes da rede pública, bolsistas integrais da rede privada, participantes do programa Pé-de-Meia e inscritos no CadÚnico que atendem aos critérios de renda tiveram direito à isenção da taxa de R$ 85. No entanto, mesmo os isentos precisam efetuar a inscrição no prazo estabelecido para garantir participação.

Segundo o ministro, o edital com as regras detalhadas será publicado nos próximos dias. O modelo da prova seguirá os padrões das últimas edições, com quatro provas objetivas e uma redação. As áreas avaliadas serão: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro dia de prova do Enem 2025, os participantes responderão às questões de Linguagens, Ciências Humanas e farão a redação. No segundo dia, será a vez das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A redação exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema de relevância social, cultural ou política.

Os resultados do Enem são utilizados como critério de seleção para programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de serem aceitos por universidades internacionais.

Leia também: Crédito do Trabalhador já movimenta R$ 380 milhões em Goiás