Skip to content

UBS Vila Norte passa a funcionar 24 horas com atendimento de urgência para casos leves

Nova medida da Prefeitura de Anápolis busca desafogar unidades de saúde diante do aumento de síndromes respiratórias


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 19/05/2025 - 16:06

UBS Vila Norte passa a funcionar 24 horas com atendimento de urgência para casos leves
A UBS Vila Norte foi reestruturada para comportar duas equipes: uma dedicada à atenção primária. (Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Norte, em Anápolis, iniciou nesta segunda-feira (19) uma nova etapa de funcionamento com atendimento ininterrupto, 24 horas por dia, voltado para casos de urgência e emergência de baixa complexidade. A decisão integra um conjunto de ações emergenciais adotadas pela Prefeitura com o objetivo de reorganizar a rede municipal de saúde e lidar com a crescente demanda provocada pelas síndromes respiratórias que têm se espalhado pelo estado.

A UBS Vila Norte foi reestruturada para comportar duas equipes: uma dedicada à atenção primária, mantendo os serviços básicos já prestados à população, e outra direcionada especificamente ao atendimento emergencial leve, respeitando os critérios clínicos estabelecidos. Com isso, espera-se melhorar o fluxo de pacientes nas unidades de maior porte, como a UPA da Vila Esperança, para onde continuarão sendo encaminhados os casos de maior gravidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a intenção é que, futuramente, a UBS Vila Norte seja transformada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ampliando a resolutividade e cobertura dos serviços prestados à comunidade.

Outras medidas complementares também estão em andamento, como a ampliação do horário de atendimento em uma unidade próxima à UPA da Vila Esperança, que agora funcionará até meia-noite, voltada a casos leves, além da abertura de 30 novos leitos de retaguarda na unidade do Leblon. A Prefeitura reafirma o compromisso de garantir um atendimento mais ágil e eficiente diante dos desafios enfrentados pelo sistema de saúde local.

Leia também: Vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Anápolis; confira onde se imunizar