Pessoas com 60 anos ou mais e renda individual de até dois salários mínimos podem solicitar a Carteira do Idoso, ou da Pessoa Idosa em Anápolis. O documento garante gratuidade ou 50% de desconto em passagens de transporte coletivo interestadual, sendo um direito assegurado por lei federal e promovido no município pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Políticas Sociais.
Para fazer a carteira do idoso, o atendimento é presencial e ocorre no CREAS II, localizado na Rua General Joaquim Inácio nº 206, no Centro, em frente ao terminal urbano. O serviço é realizado por ordem de chegada. Para solicitar, o idoso precisa apresentar documentos pessoais como CPF, comprovante de endereço recente (preferencialmente conta de energia elétrica) e ter o Cadastro Único atualizado. Também é necessário levar a senha de acesso à conta do GOV/INSS, para conferência dos dados.
A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Anápolis voltadas ao bem-estar e à valorização da pessoa idosa em todas as fases da vida. Além de garantir direitos assegurados por lei, a medida visa fortalecer políticas públicas de inclusão e facilitar o acesso da população idosa ao transporte interestadual de forma mais econômica e segura.