Contribuintes de Goiás que estão com pendências no IPVA 2024 ainda têm uma chance de regularizar a situação com desconto. A Secretaria da Economia iniciou a inscrição de mais de 350 mil pessoas na dívida ativa estadual. O valor total dos débitos chega a aproximadamente R$ 400 milhões.
As inscrições começaram na última semana e devem ser concluídas nesta quinta-feira, 10 de julho. Os inadimplentes serão incluídos na dívida ativa por meio da Superintendência de Recuperação de Créditos da pasta.
Mas ainda é possível evitar medidas mais rígidas. O pagamento do IPVA pode ser feito à vista, com geração de boleto no site da Economia (https://goias.gov.br/economia/ipva-consultar-e-emitir-dare/), ou parcelado em até seis vezes. Quem quitar o débito em até 90 dias após a inscrição terá 25% de desconto sobre a multa.
O gerente de Gestão de Créditos, Hugo Santana, reforça que, após esse prazo, o contribuinte pode enfrentar consequências mais sérias. Os próximos passos incluem o protesto em cartório e a inclusão do nome no Cadin Estadual.
O Cadin é o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Estar na lista pode dificultar financiamentos, acesso a programas do governo e até participação em licitações públicas.
Para evitar restrições e aproveitar o desconto na multa, a recomendação é regularizar os débitos do IPVA 2024 o quanto antes. O site da Economia está disponível para emissão de boletos e mais informações.