Uma história um tanto quanto suspeita envolvendo um suposto anapolino tem rondado a internet nesta semana. De acordo com a página do Facebook “Guerra e Suas Curiosidades”, Tobias da Silva Junior, que seria natural de Anápolis, teria morrido neste mês de março em combate lutando pela Ucrânia contra a Rússia, onde, ainda segundo o perfil, ele teria se alistado na “23ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas ucranianas”.
Na postagem feita pela página no Facebook na última quinta-feira (20), conta que o anapolino chegou ao país em janeiro de 2025, em busca de melhores condições financeiras para sua família ou para viver novas experiências. “No entanto, dois meses depois, ele perdeu a vida durante o intenso conflito. Tobias deixou sua esposa e três filhos para trás, integrando-se às forças ucranianas. Em março deste ano, enquanto participava de um combate na região de Zaporozhye, foi atingido por um projétil VOG. Seu companheiro de combate, Sedat Kök, um turco, ainda tentou entrar em contato com o operador de drone russo para salvar Tobias, mas infelizmente não conseguiu evitar a tragédia”, diz o restante do texto na publicação.
O mais suspeito é que este perfil de rede social, que possui mais de 660 mil seguidores, afirma que informação é real baseada na divulgação de “uma página da internet”, sem ao menos especificar que página seria. Inclusive sites de notícias anapolinos e diversos outros perfis de redes sociais publicaram a informação na íntegra sem ao menos checar a veracidade do fato.
O jornal Tribuna do Planalto, porém, enviou um e-mail ao administrador da página “Guerra e Suas Curiosidades” perguntando a fonte oficial da notícia, já que não foram encontradas informações sobre o anapolino Tobias, mas não recebeu retorno até a publicação desta mensagem. Enquanto isso, a publicação original já conta com mais de 5 mil reações e milhares de comentários.
Ainda conforme a apuração do Tribuna do Planalto, a 23ª Brigada Mecanizada Separada da Ucrânia realmente existe e é uma brigada das Forças Terrestres Ucranianas formada em 18 de fevereiro de 2023, durante a invasão russa da Ucrânia. Outra informação sobre brasileiros mortos na guerra da Ucrânia contra a Rússia, é de que pelo menos 12 brasileiros que lutavam como voluntário pela Ucrânia morreram ou estão desaparecidos, segundo informação enviada pelo Itamaraty ao site de notícias UOL. Acontece que essa, que é a informação mais recente da morte de brasileiros na guerra, é de novembro de 2024, não tendo informações oficiais mais recentes, até então.