Skip to content

Anápolis conquista Selo Ouro por excelência no combate ao HIV

Cidade é destaque nacional por ações de prevenção e atendimento especializado e recebe reconhecimento do Ministério da Saúde pelo segundo ano consecutivo


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 22/05/2025 - 07:26

Anápolis conquista Selo Ouro por excelência no combate ao HIV
Além da testagem e tratamento, o serviço em Anápolis tem papel importante na educação em saúde. (Foto: Reprodução)

No ano em que se completam quatro décadas da identificação do vírus HIV, causador da AIDS, o município de Anápolis mais uma vez se destaca nacionalmente pelas ações de prevenção e tratamento da doença. A cidade recebeu o Selo Ouro do Ministério da Saúde por sua excelência no combate à transmissão vertical do HIV, ou seja, da mãe para o filho durante a gestação, parto ou amamentação. Este é o segundo ano consecutivo que Anápolis conquista esse reconhecimento, além de ter sido agraciada também com o Selo Prata pelas ações de enfrentamento à sífilis.

O reconhecimento é resultado de políticas públicas eficazes desenvolvidas por meio do Programa Municipal de DST/AIDS. O serviço oferece atendimento especializado para diagnóstico, tratamento e prevenção do HIV, com apoio de recursos estaduais e federais. A cidade foi pioneira em Goiás ao implantar, em 1999, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), referência na assistência às pessoas que vivem com o vírus.

Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e farmacêuticos, o SAE realiza testagens gratuitas, orientações de prevenção e acompanhamento integral a pacientes com diagnóstico positivo. A unidade também oferece a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), estratégia medicamentosa utilizada para prevenir a infecção por HIV em populações vulneráveis.

O infectologista Marcelo Daher destaca a importância da testagem regular e lembra que o HIV pode ser transmitido por mais de uma via. “A transmissão não ocorre apenas por via sexual. Também pode acontecer pelo compartilhamento de seringas e agulhas, por transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho. A testagem é essencial e deve ser feita por todas as pessoas ao menos uma vez na vida, independentemente de seu histórico sexual”, alerta.

Além da testagem e tratamento, o serviço em Anápolis tem papel importante na educação em saúde, promovendo campanhas informativas e facilitando o acesso da população a métodos de prevenção. A entrega dos selos é uma forma de reconhecer os municípios que se destacam na redução de novas infecções e na promoção de um atendimento humanizado.

Com esse reconhecimento, Anápolis reforça seu compromisso com a saúde pública e com o cuidado à população, mantendo-se como referência no enfrentamento ao HIV e às infecções sexualmente transmissíveis. A atuação contínua e articulada entre município, estado e governo federal garante não apenas resultados expressivos em indicadores de saúde, mas também mais dignidade e qualidade de vida para os cidadãos.