Skip to content

Anápolis receberá R$ 8,5 milhões para saúde e terá nova unidade de urgência 24h

Recursos federais anunciados vão reforçar custeio do sistema municipal e permitir instalação de novo serviço na região do Recanto do Sol


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 17/05/2025 - 08:44

Kajuru afirmou que enviará mais recursos neste ano e até 2027 para que a gestão de Corrêa possa desenvolver projetos em outras áreas na cidade // Fotos: Paulo de Tarso – Secom Anápolis
Mais recursos federais para Anápolis: compromisso de senador visa apoiar novos projetos até 2027 (Foto: Paulo de Tarso)

Anápolis receberá R$ 8,5 milhões em emendas parlamentares do senador Jorge Kajuru (PSB) para aplicar na área da saúde. O anúncio foi feito durante agenda oficial, na quinta-feira (15), com a presença do prefeito Márcio Corrêa (PL), da primeira-dama Carla Lima Corrêa e do deputado estadual Amilton Filho (MDB).

Os recursos, que já estão empenhados, serão aplicados no custeio de serviços da Rede Municipal de Saúde e permitirão a implantação de uma nova unidade de urgência 24 horas na região do Recanto do Sol.

A proposta da gestão municipal é descentralizar o atendimento e desafogar unidades já sobrecarregadas, especialmente em um momento crítico de alta demanda por internações causadas por síndromes respiratórias.

Segundo o prefeito Márcio Corrêa, além do novo serviço, parte das verbas será destinada ao apoio de instituições que cuidam de crianças autistas, ação articulada pela primeira-dama. “Vamos prestar contas de cada centavo investido. Este é um passo importante para melhorar o atendimento e ampliar o acesso da nossa população à saúde pública de qualidade”, destacou Corrêa.

Interlocução política

Amilton Filho, que articulou a liberação dos recursos federais, reforçou que a parceria institucional é fundamental para o município avançar em áreas essenciais, como a saúde. “Estamos diante de uma situação emergencial e essas ações imediatas vão ajudar a aliviar a pressão sobre nossos hospitais e unidades básicas”, disse o deputado.

Medidas emergenciais

A Prefeitura de Anápolis também anunciou medidas emergenciais, como a ampliação do horário de atendimento em uma unidade anexa à UPA da Vila Esperança até a meia-noite, além da criação de 30 leitos de retaguarda no Leblon.

O objetivo é garantir suporte temporário à população enquanto avançam as obras da UPA Central e do Hospital Georges Hajjar, que estão em fase de implantação.