Skip to content

Após cancelamento da agenda em Brasília, Vox Patris segue rumo a Trindade

Após passar por cidades de Minas, maior sino do mundo segue para Trindade; São João e São Lucas já estão no Santuário


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 27/05/2025 - 09:18

Foto: Reprodução/TV Pai Eterno
Com 4 metros de altura e 55 toneladas, o Vox Patris é o maior sino de badalo do mundo. Foto: Reprodução/TV Pai Eterno

O sino Vox Patris, considerado o maior sino de badalo do mundo, vai chegar antes do previsto em Goiás. A antecipação acontece após o cancelamento de um evento em Brasília, que fazia parte do cronograma inicial. Desde já, a expectativa cresce entre fiéis e visitantes que aguardam sua chegada em Trindade, marcada para o dia 1º de junho.

O trajeto por terra começou no Porto de Santos, onde o sino foi recepcionado com uma missa. Após a bênção na Catedral Diocesana, ele iniciou sua peregrinação passando por Pouso Alegre e Formiga, em Minas Gerais. Nesta terça-feira (27), está previsto para passar por Carmo da Cachoeira, seguindo depois por Luziânia, Goiânia e, por fim, Trindade, cidade-sede da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno.

Além disso, dois sinos menores — São João e São Lucas — chegaram a Trindade nesta segunda-feira (26). Eles seguiram para o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, onde serão preparados para compor o campanário da Nova Casa do Pai, que está em construção.

Acima de tudo, a vinda do Vox Patris simboliza um marco na história da fé católica em Goiás. Com 4 metros de altura e 55 toneladas, ele foi fabricado na Polônia e traz gravuras que contam a origem da Romaria, iniciada em 1840. Toda a arte é assinada pelo artista plástico goiano Silvio Morais, que retratou desde o encontro do medalhão por agricultores até a construção da Basílica.

A carreata de recepção do sino está prevista para o dia 1º de junho, com saída do trevo do Padre Pelágio, em Goiânia, rumo a Trindade, pela GO-060. A operação de transporte conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que acompanha todo o percurso. Então, quem quiser participar deve se programar para o início da manhã:

1º de junho – Programação:
6h: Concentração no Trevo do Padre Pelágio
7h: Entrada do sino Vox Patris em Trindade pelo Portal da Fé
8h: Missa em frente às rampas do Santuário Basílica

O Vox Patris ficará exposto na Nova Casa do Pai durante a Romaria 2025. O campanário da nova estrutura contará com três sinos no total. Para o reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, a chegada dos sinos representa o cuidado com a fé e a tradição. “Eles marcarão não só o tempo, mas a devoção de novas gerações”, afirmou.