O bispo Dom João Wilk, de 73 anos, da Diocese de Anápolis, foi internado em estado grave na UTI do Ânima Centro Hospitalar desde a noite de terça-feira (8). A confirmação foi divulgada oficialmente pela Diocese na manhã desta quarta-feira (9).
De acordo com o comunicado diocesano, a hospitalização ocorreu após a realização de diversos exames médicos, entre eles uma ultrassonografia abdominal, que indicaram a necessidade de investigações complementares e monitoramento especializado. A Diocese se comprometeu a informar a evolução do quadro de saúde do religioso assim que obtiver novos dados clínicos.
Dom João, que recentemente se recuperou de um tratamento contra pneumonia, completou 27 anos de ordenação episcopal na última sexta-feira (4), data marcada por celebrações na Cúria Diocesana.
Embora a situação de saúde gere apreensão, a transição de liderança na Diocese já está estabelecida: a partir de 18 de setembro de 2026, o comando pastoral será assumido por Dom Waldemar Passini. Em seu pronunciamento, a Diocese conclamou os fiéis a se unirem em oração pela recuperação do bispo, invocando a intercessão de Sant’Ana. A instituição reforçou a importância do apoio espiritual neste momento. Confira a nota na íntegra.
“A Diocese de Anápolis comunica que, na noite desta terça-feira, 8 de abril, o Bispo Diocesano, Dom João Wilk, foi internado no Hospital Ânima Centro Hospitalar. Após a realização de exames prévios, incluindo uma ultrassonografia abdominal, a equipe médica recomendou sua internação para a realização de novos exames e um acompanhamento mais detalhado. No momento, Dom João encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim que possível, traremos atualizações oficiais sobre seu estado de saúde. Confiantes na Divina Providência, pedimos a intercessão de Sant’Ana e a oração de todos pela plena restauração da saúde de nosso Pastor Diocesano.”