A Caoa deve encerrar a produção de veículos da Hyundai na fábrica de Anápolis entre os meses de outubro e novembro deste ano, segundo informações do portal UOL. O fim da fabricação marca o encerramento de uma parceria de quase duas décadas entre as duas empresas, iniciada em 1999, que resultou em mais de 500 mil veículos produzidos no Brasil.
Modelos como o New Tucson e o caminhão HR deixarão de ser montados localmente. A decisão ocorre após tentativas de reestruturação do acordo, que chegaram a prever novos investimentos e a ampliação da produção em Goiás, mas que não avançaram. Embora a produção seja encerrada, o contrato de distribuição da Hyundai por meio da rede de concessionárias Caoa permanece em vigor.
A fábrica em Anápolis, que já concentra a produção da linha Caoa Chery, passará por uma expansão de mais de 36 mil m² e deve dobrar sua capacidade produtiva, chegando a 160 mil veículos por ano. Três marcas asiáticas – as chinesas Dongfeng, Changan e Baic – já procuraram a Caoa para eventuais parcerias de produção no local.
Com investimento estimado de R$ 3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, a unidade seguirá fabricando modelos como Tiggo 5X, 7 e 8, e se prepara para lançar uma picape a diesel e o SUV Tiggo 9 até 2027. A fábrica também recebeu novos equipamentos de robotização, oriundos da antiga planta da Ford na Bahia. Até o momento, nem a Hyundai nem a Caoa confirmaram oficialmente o fim da produção, alegando cláusulas de sigilo contratual.