Com o objetivo de incentivar a participação de artistas no Claque Cultural 2025, o Governo de Goiás e o Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc-GO) iniciaram uma série de atendimentos presenciais para esclarecer dúvidas sobre inscrições, documentação e a execução dos projetos. A iniciativa busca aproximar o evento da classe artística e garantir maior inclusão nos processos seletivos.
No último sábado (26/4), a equipe de atendimento esteve em Goiânia, no Sesc Centro, das 10h às 17h. O atendimento continua em outros municípios: Jataí recebe a ação no dia 30 de abril; Alto Paraíso e Morrinhos no dia 6 de maio; Anápolis e Caldas Novas no dia 8 de maio; e Goiânia volta a sediar nova rodada de esclarecimentos no dia 10 de maio.
As inscrições para o Claque Cultural 2025 seguem abertas até o dia 14 de maio, por meio do site simplificacultura.sescgo.com.br. O edital completo, anexos e orientações também estão disponíveis no portal goias.gov.br/retomada.
Considerado um dos maiores projetos de circulação artística do estado, o Claque Cultural 2025 prevê mais de 1,2 mil apresentações gratuitas entre agosto deste ano e março de 2026. Espetáculos de música, dança, teatro, circo e literatura irão percorrer todas as regiões de Goiás, democratizando o acesso à cultura e movimentando a economia criativa local.
Pela primeira vez, o projeto terá ainda um Polo de Circulação Nacional, levando artistas goianos para apresentações nas unidades do Sesc na Bahia, ampliando a visibilidade da produção cultural do estado em nível nacional.
“O Claque é um projeto que transforma a realidade dos nossos artistas e movimenta toda a cadeia produtiva da cultura no estado. Essa escuta ativa nas cidades é mais uma forma de garantir que ninguém fique de fora”, destaca o secretário de Estado da Retomada, César Moura.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, o Claque Cultural representa a consolidação de um modelo de sucesso de fomento e descentralização da cultura. “Cada edição reafirma o nosso compromisso com a valorização dos artistas goianos. O Claque descentraliza a cultura e gera impacto positivo nas comunidades, levando arte e entretenimento a lugares que muitas vezes estão fora dos grandes circuitos culturais”, enfatiza Baiocchi, que também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O Claque Cultural é realizado pelo Governo de Goiás, em parceria com o Sesc-GO, dentro das ações do programa Goiás Social e da Secretaria da Retomada.