O Dia D de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (10) em Anápolis. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 16h, oferecendo o imunizante a diversos grupos prioritários. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população antes do período de maior circulação do vírus.
Além das UBSs, o Dia D de Vacinação contará com pontos extras, como o Feirão do IAPC, Praça Americano do Brasil, Praça Dom Manoel e a Faculdade Fama. A campanha também alcança os distritos de Interlândia, Souzânia, Joanápolis, Branápolis, São Vicente e Goialândia. A mobilização conta com apoio de instituições de ensino e grupos comunitários, como a Unievangélica, Faculdade Anhanguera e o coletivo Mistura Feminina.
Para se vacinar, é preciso apresentar documento pessoal com foto e cartão de vacina. A vacina será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente e doenças crônicas, além de profissionais da saúde, educação, segurança, transporte e trabalhadores dos Correios.
Então, se você pertence a algum desses grupos, a recomendação é procurar o ponto mais próximo. Acima de tudo, a vacina contra a gripe é segura, gratuita e pode evitar complicações sérias, principalmente em pessoas com condições clínicas que agravam quadros virais. Durante a campanha, a Secretaria de Saúde reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.
Desde já, é importante lembrar que pessoas com doenças crônicas como asma, diabetes, doenças cardíacas, renais ou hepáticas crônicas também têm direito à vacina. O mesmo vale para imunossuprimidos, transplantados, pessoas com trissomias e pacientes com condições neurológicas graves. Em todos esses casos, é necessário apresentar laudo ou receita que comprove o diagnóstico no momento da aplicação.
A expectativa da Prefeitura é de vacinar milhares de pessoas ao longo do sábado. A imunização contra a Influenza é fundamental para evitar surtos e internações. A gripe pode parecer simples, mas, em grupos vulneráveis, pode evoluir para quadros graves. Por isso, quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação do vírus na cidade.