Skip to content

Edital de chamamento das empresas que têm propostas para o Centro de Anápolis será lançado em abril; veja data

Informação foi dada pelo secretário de Habitação e Planejamento Urbano, Thiago de Sá Lima


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 22/03/2025 - 10:44

centro de anápolis haverá chamamento de empresas
Comissão de Urbanismo, Transportes, Obras e Serviços da Câmara Municipal convocou reunião nesta sexta-feira (21). (Foto: Lucas Guedes/Câmara Municipal de Anápolis)

O secretário de Habitação e Planejamento Urbano, Thiago de Sá Lima, que também está respondendo interinamente pela pasta de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, informou que dia 7 de abril haverá o lançamento oficial do edital de chamamento das empresas que apresentaram propostas para o Centro de Anápolis. A notícia foi dada durante uma reunião da Comissão de Urbanismo, Transportes, Obras e Serviços da Câmara Municipal que recebeu secretários da Prefeitura de Anápolis nesta sexta-feira (21).

O encontro, convocado pelo presidente da Comissão de Urbanismo, Wederson Lopes (UB), aconteceu, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara, para conhecer os pontos que irão nortear o edital do concurso público que irá escolher o projeto de requalificação do centro da cidade. Reunião contou, ainda, com o vice do colegiado, Frederico Godoy (Agir), e os titulares Jakson Charles (PSB), Rimet Jules (PT) e Domingos Paula (PDT). Também participaram os vereadores Alex Martins (PP), Policial Federal Suender (PL), Ananias Júnior (Agir), Jean Carlos (PL) e Divino Antônio do Santa Cruz/Corinthians (PSD).

Wederson disse que foi uma reunião “muito produtiva e esclarecedora”. “Essa apresentação do plano de revitalização do Centro, com a participação dos segmentos organizados, mostra que a discussão está no início e não vai ficar parada, os trabalhos estão acontecendo e a Câmara Municipal está aqui à disposição. Cremos que Anápolis vive um novo tempo naquela região central da cidade”, completou o vereador.

Thiago de Sá Lima, por sua vez, explicou sobre o chamamento por concurso público que será feito para que as empresas mostrem suas ideias visando a requalificação do Centro. O secretário afirmou que o objetivo é retomar o protagonismo comercial da região, que foi perdendo força e acabou se tornando um local insalubre, com graves problemas de mobilidade, segurança e iluminação, entre outras questões e disse também que assistentes sociais da prefeitura foram a campo para entender quem são aqueles que participam da vida do Centro, considerando, principalmente, ambulantes e as pessoas em situação de rua.

O projeto conta com a participação de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além das concessionárias Equatorial e Urban. “Dia 7 de abril teremos o lançamento oficial do edital de chamamento dessas empresas que apresentaram propostas para o Centro. Já sabemos que tem interesse muito grande por esse concurso, inclusive das faculdades, que possuem estudos sobre a região central de Anápolis”, comentou Thiago de Sá.

O secretário comentou também que, enquanto o projeto de fato não acontece, a gestão municipal tem tomado medidas mais imediatas, a pedido dos lojistas. Uma das primeiras ações foi a retirada de fios e cabos inservíveis dos postes no Centro de Anápolis, iniciando pela Avenida Goiás. Há, em seguida, uma proposta de instalação de câmeras inteligentes, o livramento das calçadas, pintura das guias, limpeza dos bueiros e garantia de iluminação em 100% das ruas.

A reunião também contou com explanações do presidente da CMTT, Rone Evaldo Barbosa; e do diretor de Habitação e Planejamento do município, Fausto Mendes. Também falaram os vereadores Jakson Charles, Rimet Jules, Alex Martins, Policial Federal Suender, Domingos Paula e João da Luz (Cidadania).