Skip to content

Enem 2025: isenção termina sexta, veja quem tem direito

Prazo para solicitação da gratuidade termina em 2 de maio e exige critérios como renda familiar e histórico escolar


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 29/04/2025 - 17:40

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
https://www.instagram.com/prefeituradeanapolis?igsh=MWozb2Jnb3ZzYjAyMA==

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ainda não está com inscrições abertas, mas um passo importante já está em andamento: o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira, 2 de maio. Desde já, estudantes que atendem aos critérios sociais e educacionais definidos pelo edital devem acessar o site do participante (enem.inep.gov.br/participante) para garantir o direito à gratuidade. O processo, inicialmente previsto para encerrar em 25 de abril, foi prorrogado pelo Inep para ampliar o acesso ao exame.

Então, quem pode pedir isenção? Têm direito à gratuidade estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas; quem cursou todo o ensino médio em rede pública ou foi bolsista integral na rede privada e possui renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa; e pessoas inscritas no CadÚnico em situação de vulnerabilidade. Além disso, quem faltou ao Enem 2024, mas teve isenção, deve justificar a ausência com documentos oficiais, como atestado médico, certidão de óbito ou boletim de ocorrência — e só poderá obter nova isenção após essa etapa ser aceita.

A solicitação deve ser feita no site oficial e requer dados pessoais como CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos. O candidato precisa ainda criar login no portal gov.br e preencher corretamente todas as informações. Acima de tudo, é essencial ficar atento: quem não fizer esse pedido dentro do prazo ou não tiver o pedido aceito terá que pagar a taxa de inscrição quando o edital for publicado. O resultado preliminar da análise será divulgado em 12 de maio, e haverá prazo para recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final sai em 22 de maio.

Enem 2025 ainda não teve seu edital divulgado, mas o Inep já adiantou que a isenção da taxa não garante a inscrição automática. Ou seja, mesmo quem tiver o benefício concedido precisará fazer a inscrição no período que será divulgado posteriormente. Por isso, quem deseja participar do exame mais importante do país para ingresso em universidades públicas e bolsas no ensino privado deve se organizar desde já. Porque garantir a isenção é apenas o primeiro passo rumo ao ensino superior.

 

Último dia para garantir vaga no Fies 2025

Último dia para garantir vaga no Fies 2025

https://www.instagram.com/prefeituradeanapolis?igsh=MWozb2Jnb3ZzYjAyMA==