A deputada federal Erika Hilton (Psol) intensificou a atuação contra a escala de trabalho 6×1 e a desigualdade tributária no país com uma convocação nas redes sociais neste sábado (5). Em publicação no Instagram, Hilton chamou a população a ir às ruas na próxima quinta-feira (10), em ato que cobra o fim da escala de seis dias de trabalho para apenas um de descanso, além da redução de impostos para trabalhadores e classe média, e a taxação dos super-ricos.
“É inaceitável que o povo pague a conta das más decisões feitas num Congresso que deveria representá-lo”, afirmou a parlamentar, reforçando o apelo para que a população “tome o poder pra si, se manifeste, ocupe as ruas e lembre o Congresso quem é o verdadeiro dono deste país”.
Mobilização
A convocação de Erika se soma à mobilização nacional organizada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que lançaram, nesta semana, um plebiscito popular com duas perguntas centrais: o fim da escala 6×1 sem redução de salários e a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
A consulta, aberta a toda a população, segue até o dia 7 de setembro, com urnas distribuídas em locais de grande circulação por todo o país.
Na quinta-feira (3), para dar visibilidade ao plebiscito, manifestantes protestaram na sede do Banco Itaú, em São Paulo, com foco na justiça tributária. A pauta também está no centro do debate no Congresso Nacional, onde tramitam projetos que tratam tanto da revisão da jornada de trabalho quanto da política de isenção fiscal.
Segundo Erika Hilton, o ato do dia 10 é uma resposta à demora do Legislativo em ouvir as demandas populares. “Não vamos recuar”, disse, em tom de enfrentamento.