Skip to content

Espetáculo “Trama” chega a Anápolis com apresentações gratuitas e oficinas de dança afro

Grupo Nômades leva ao palco narrativa inspirada na mitologia grega e promove ações formativas com foco na valorização da cultura afro-brasileira


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 21/05/2025 - 13:54

Espetáculo “Trama” chega a Anápolis com apresentações gratuitas e oficinas de dança afro
Inspirado na mitologia grega, o espetáculo aborda a história das moiras, três irmãs responsáveis por tecer, conduzir e cortar os fios da vida. (Foto: Andresa Moreno

Anápolis recebe nesta sexta-feira (23) e sábado (24) o espetáculo “Trama”, do Nômades Grupo de Dança. As apresentações gratuitas acontecem no Teatro Municipal a partir das 19h30 e integram o projeto “Desenrolar de Trama”, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Governo de Goiás e da Secretaria Estadual de Cultura. A próxima cidade a receber a circulação será Aparecida de Goiânia, nos dias 5 e 6 de junho.

Inspirado na mitologia grega, o espetáculo aborda a história das moiras, três irmãs responsáveis por tecer, conduzir e cortar os fios da vida, representando os ciclos de sorte e infortúnio vividos por humanos e deuses. No palco, as bailarinas Julia Ormond, Dinekelle Lemes e Iara Prado interpretam essas figuras mitológicas em uma proposta contemporânea e sensível, com momentos de intensa conexão com o público.

Para a diretora do grupo, Cristiane Santos, “Trama” é um convite à reflexão e à resistência feminina ao longo do tempo. Ela destaca a força simbólica de cenas como o autoflagelo das personagens, que questionam os limites entre poder, vontade e ação.

Além das apresentações, o projeto promove oficinas de dança afro em quatro cidades goianas. A primeira acontece em Anápolis, no dia 24 de maio, às 14h, no Plie Studio de Dança. Destinada a pessoas com 16 anos ou mais, a atividade propõe uma imersão nas estéticas e técnicas da dança afro-brasileira e contemporânea, valorizando narrativas corporais afrocentradas.

A circulação segue por Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás e Goiânia, reforçando o compromisso do grupo com a descentralização cultural e a formação de públicos diversos.