Uma senhora de 74 anos, sem familiares, foi encontrada pela Delegacia do Idoso em surto psiquiátrico na manhã desta quinta-feira (11) em Anápolis. Em crise aguda, ela precisou ser transportada em viatura policial, já que o serviço de resgate não foi acionado a tempo. Fotos da casa da mulher mostram as condições precárias em que ela vive.
A idosa, que já havia sido recusada em um hospital especializado por seu quadro clínico instável, foi encaminhada à UPA, onde alegaram não ter estrutura para crises mentais. De acordo com as autoridades, ela apenas conseguiu exames básicos após a intervenção de uma secretária municipal.
Mesmo com laudos que descartavam riscos físicos, o hospital psiquiátrico a rejeitou novamente, exigindo mais avaliações. De volta à UPA, profissionais sem treinamento em saúde mental não sabiam como proceder. Passadas 24 horas, ela ainda aguarda uma solução – assim como milhares de brasileiros abandonados à própria sorte em crises psicológicas.
O caso da idosa em surto psiquiátrico mobilizou delegados, assistentes sociais e agentes públicos, mas os profissionais alegam não haver tratamento adequado. Apesar disso, assim como outras pessoas em casos semelhantes, ela segue com quase ou nenhum suporte. O caso foi denunciado pelo perfil de Manoel Vanderic, no Instagram.