Skip to content

Lula lidera cenários para 2026 e supera Bolsonaro, aponta Datafolha

Mesmo com alta rejeição, Lula mantém vantagem sobre principais candidatos da oposição


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 05/04/2025 - 17:53

desaprovação do governo lula e aprovação
Presidente Lula também desbanca governadores postos como alternativa (Foto: Divulgação)

A última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5), revela que, se as eleições de 2026 ocorressem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no primeiro turno em todos os cenários, independentemente do adversário da direita.

O levantamento mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de estar inelegível, ficaria para trás, assim como governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (UB). Caiado lançou, nesta sexta-feira (4), sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto em Salvador.

A pesquisa indica uma recuperação na popularidade de Lula, que tinha enfrentado uma queda acentuada no início deste ano. Em fevereiro, sua aprovação atingiu o ponto mais baixo desde o começo de seu mandato, mas agora ele consegue reverter essa tendência. Embora sua reprovação ainda seja alta, com 44%, ela é ligeiramente superada pela aprovação (42%).

Cenários com Bolsonaro

Em um cenário com Bolsonaro, mesmo ele estando inelegível, Lula se manteria na liderança, com 36% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro ficaria com 30%.

Outros nomes como o governador Ronaldo Caiado (UB), que lançou sua pré-candidatura em Salvador nesta sexta-feira (4), ficam com percentuais mais baixos, entre 2% e 6%. Ciro Gomes (PDT) e Pablo Marçal (PRTB) também figuram como alternativas viáveis, mas distantes de Lula.

Se Bolsonaro for retirado da disputa, Lula segue à frente com 35% das intenções, com Tarcísio de Freitas alcançando 15%. Ciro e Marçal aparecem com 11%, ambos empatados. Já Eduardo Bolsonaro, que também é cogitado como pré-candidato, teria apenas 11%, contra 35% de Lula.

Rejeição a alternativas

Em relação à rejeição, tanto Bolsonaro quanto Lula lideram, com 44% e 42%, respectivamente. Outros pré-candidatos como Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro também enfrentam elevados índices de rejeição. Já figuras como Ciro Gomes e o empresário Pablo Marçal apresentam rejeições menores.

No campo da oposição, governadores como Eduardo Leite (PSDB) e Romeu Zema (Novo) têm desempenho modesto, com percentuais de intenções de voto entre 2% e 6%. Em um cenário mais restrito, com apenas Lula, Tarcísio e Marçal, o presidente continua dominando com 43% das intenções.

A pesquisa, realizada entre 1º e 3 de abril de 2025, entrevistou 3.054 pessoas em 172 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais. Ela oferece uma visão abrangente das tendências eleitorais a 18 meses das próximas eleições presidenciais.

Leia também: Câmara aprova multa a proprietários que deixam de limpar seus lotes em Anápolis; entenda