Desde a última sexta-feira (30), os Correios passaram a atender aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em suas agências para verificar descontos associativos não autorizados nos contracheques. A ação é voltada a quem tem dificuldade de acesso à internet e prefere o atendimento físico.
Números atualizados
Até esta terça-feira (3), mais de 300 mil beneficiários já foram atendidos presencialmente. Pelo sistema do “Meu INSS” e pela Central 135, quase 2,5 milhões de pessoas já fizeram solicitações de devolução de valores. Apenas 60 mil confirmaram os débitos.
Serviços oferecidos
Nas unidades dos Correios, os beneficiários podem:
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Consultar se houve desconto em seu benefício;
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Contestar descontos não autorizados;
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Confirmar se algum desconto foi autorizado;
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Acompanhar o resultado da contestação após 15 dias úteis;
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Analisar documentos enviados por associações;
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Receber protocolo com orientações para dar seguimento ao processo pelo 135 ou pelo app Meu INSS.
Regiões atendidas
Para localidades que ainda não contam com agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento. O objetivo é garantir a universalização do serviço a todos os beneficiários.
Segurança garantida
A parceria entre INSS e Correios segue protocolos rigorosos. O atendimento é feito exclusivamente por profissionais treinados e em unidades próprias dos Correios. Os dados dos beneficiários são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com garantia de confidencialidade e rastreabilidade.
Alerta de golpe
Nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. O serviço é oferecido apenas pelos canais oficiais: aplicativo ou site Meu INSS, Central 135 e agências físicas dos Correios.
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