Skip to content

Motorista vai ao mecânico e, após inspeção, cobra é encontrada em veículo, em Anápolis

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 09/04/2025 - 09:51

Cobra caninana estava sob o capô do carro. (Imagem: Reprodução/CBMGO)

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado para retirar uma cobra caninana que estava sob o capô de um carro em Anápolis. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (8), quando o motorista, que havia vindo da zona rural de Pirenópolis – a aproximadamente 70 km de distância – levou o veículo a uma oficina mecânica devido a um defeito. Ao abrir o motor, ele e o mecânico se surpreenderam ao encontrar o animal escondido entre as peças. Veja o vídeo:

Imediatamente, o condutor ligou para o 193, pedindo ajuda aos bombeiros para a remoção segura do animal. A ação foi filmada e mostra a equipe agindo com cuidado para retirar a cobra e colocá-la em um recipiente adequado. Felizmente, o animal não estava ferido e, após o resgate, foi solto em uma área de preservação ambiental. O caso chamou a atenção pelo inusitado e reforçou a necessidade de acionar profissionais em situações envolvendo animais silvestres.

Vale lembrar que, ao encontrar um animal silvestre, nunca tente capturá-lo por conta própria. O correto é acionar imediatamente a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros ou a Guarda Municipal, ligando para o 190 ou outro número de emergência local. Também é possível entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses do seu município ou com a Secretaria Municipal de Saúde para receber orientações adequadas.

É importante lembrar que transportar um animal silvestre sem autorização do Ibama é proibido por lei. Além disso, manter esses animais em casa não é benéfico para eles, pois podem transmitir doenças como malária e febre amarela, além de enfrentar dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. Outro fator relevante é que animais silvestres são muito mais difíceis de reabilitar do que espécies domésticas, exigindo cuidados especializados para que possam retornar à natureza de forma segura. Portanto, sempre deixe o resgate e manejo desses animais para os profissionais capacitados.