Skip to content

Multinacional chinesa investirá R$ 100 milhões em fábrica de carregadores elétricos em Anápolis

Além da fábrica, a empresa implantará três eletropostos de carregamento rápido em Goiânia


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 23/04/2025 - 10:54

Líder no mercado chinês, com 42% de participação na produção de carregadores elétricos, a Teld é considerada uma das principais referências globais em mobilidade
Líder no mercado chinês, com 42% de participação na produção de carregadores elétricos, a Teld é considerada uma das principais referências globais em mobilidade sustentável. (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás confirmou, nesta semana, um investimento de R$ 100 milhões da multinacional chinesa Teld Eco Charger para instalação de uma fábrica de carregadores elétricos para veículos elétricos no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). O anúncio foi feito durante missão internacional do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho, na cidade de Qingdao, na China, onde foi assinado o protocolo de intenções com a empresa.

Líder no mercado chinês, com 42% de participação na produção de carregadores elétricos, a Teld é considerada uma das principais referências globais em mobilidade sustentável. A nova unidade será a primeira de grande porte no setor instalada em Goiás.

Além da fábrica, a empresa implantará três eletropostos de carregamento rápido em Goiânia. Segundo o governo, os equipamentos terão capacidade de recarga em até 20 minutos e comporão a primeira estrutura do tipo no estado.

A missão oficial, realizada sem custos aos cofres públicos, é parte da estratégia de internacionalização do Governo de Goiás para atrair investimentos e fortalecer setores ligados à inovação e sustentabilidade. A parceria com a Teld teve início em novembro de 2024, durante visitas técnicas organizadas pelo governo goiano com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

“O investimento da Teld demonstra o potencial competitivo de Goiás e consolida o estado como um novo polo de inovação tecnológica e sustentabilidade”, afirmou o secretário Joel Sant’Anna. A nova planta industrial integra um conjunto de ações que já trouxe outros resultados positivos, como a instalação da fábrica da Weichai em Itumbiara. A meta do governo é ampliar a presença de multinacionais no estado, diversificar a matriz econômica e gerar empregos qualificados.