A Polícia Civil de Goiás (PCGO) realizou, na manhã desta quarta-feira (21), uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvida na falsificação de documentos e de registros acadêmicos em Anápolis. A ação foi coordenada pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic), que apura a atuação do grupo na produção e comercialização de históricos escolares falsos para estudantes do curso de Direito.
De acordo com as investigações, os envolvidos vendiam documentos que indicavam a aprovação em disciplinas que os alunos, na prática, nunca cursaram. Com esses históricos de falsificação de documentos em mãos, os estudantes os apresentavam em outras instituições de ensino superior, na tentativa de obter dispensa de matérias e, assim, reduzir o tempo total necessário para a formação.
Com esse método, um curso que legalmente deveria ter duração mínima de cinco anos poderia ser concluído de forma acelerada e fraudulenta. A operação busca identificar todos os beneficiários do esquema, além de aprofundar a apuração sobre a atuação da quadrilha. A Polícia Civil de Goiás (PCGO) informou que mais detalhes sobre o caso serão apresentados ainda nesta quarta-feira (21), durante uma entrevista coletiva com os responsáveis pela investigação.
Leia também: Com 12 ocorrências, pipas na rede elétrica preocupam em Anápolis