A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta sexta-feira (28), a Operação Campo Forte, que desarticula uma organização criminosa dedicada ao furto de equipamentos agrícolas na região. A ação, coordenada pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) da 3ª Delegacia Regional de Polícia de Anápolis, está cumprindo seis mandados de busca e apreensão.
Os investigados fazem parte de uma associação criminosa especializada no furto e receptação de equipamentos rurais valiosos, incluindo motores para irrigação, trituradores e ensiladeiras. Segundo as investigações, os criminosos atuavam em várias cidades goianas, causando prejuízos que ultrapassam R$ 500 mil aos produtores rurais da região.
Durante as diligências realizadas anteriormente, a polícia já conseguiu recuperar parte dos equipamentos roubados, que foram devolvidos aos legítimos proprietários em Anápolis, Luziânia, Matrinchã e Itaberaí. As buscas desta sexta-feira visam localizar mais evidências e possivelmente identificar outros envolvidos na rede criminosa.
De acordo com os delegados responsáveis, a investigação continua em andamento para apurar a extensão total dos crimes cometidos pelo grupo. Novas medidas judiciais podem ser solicitadas à medida que forem coletados mais elementos de prova.
A Polícia Civil reforçou que tem o “compromisso no combate a este tipo de criminalidade”, que inclui furto de equipamentos agrícolas, já que afeta diretamente o setor produtivo rural no estado e, consequentemente, no país, sendo essencial para a economia. Ainda segundo as autoridades, mais detalhes sobre a operação serão divulgados em coletiva de imprensa ainda hoje.