Skip to content

Polícia descobre esquema criminoso de desvio de carnes para supermercado

Dois homens foram presos e relataram que a carne desviada era repassada a açougues locais


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 01/05/2025 - 11:26

Dois homens foram presos acusados de desviar carne de frigorífico

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) e do Ponto Focal Rural de Anápolis – 3ª DRP, deflagrou, na manhã de hoje (30), a Operação Balança da Justiça. Os policiais prenderam  em flagrante de dois homens pelo crime de estelionato. Segundo a polícia, eles eram responsáveis por esquema de desvio e comercialização ilegal de carnes bovina, durante entregas realizadas em redes de supermercados da cidade.

A investigação teve início após recebimento de denúncia anônima informando que parte da carga de carnes entregues pelo Frigorífico Anicuns estava sendo desviada de maneira fraudulenta. A ação criminosa ocorria por meio da manipulação do processo de pesagem da mercadoria, com uso de pesos de chumbo ocultados sob as roupas do entregador, de modo a simular peso compatível com o descrito nas notas fiscais, quando na realidade os cortes de carne entregues eram mais leves e os cortes nobres, desviados para posterior revenda.

Carne era desviada para rede de supermercados, de acordo com a polícia

Durante operação de monitoramento na unidade da rede SuperVi, localizada no Centro de Anápolis, os policiais civis flagraram o momento em que o motorista e seu ajudante apresentavam indícios da fraude. Na abordagem, foram localizados sacos com pesos totalizando 7,2 kg escondidos sob as vestes de um dos suspeitos, confirmando a denúncia. A fraude teria gerado um prejuízo estimado em 90 kg de carne não entregue.

Os detidos confessaram participação na prática criminosa e foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato. Ambos relataram que a carne desviada era repassada a açougues locais, que estão sendo investigados pela possível receptação qualificada. As investigações seguem em andamento, com a apuração da eventual participação de outros integrantes da cadeia de distribuição e de receptadores da carne ilícita.

Identificação
A identificação/nome do frigorífico e do supermercado foi publicada conforme despacho do delegado responsável pelo inquérito, nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2001-PCGO, com o objetivo de identificar outros supermercados vítimas do mesmo esquema criminoso.

 

 

Homem é atropelado por caminhão de entrega em supermercado de Anápolis