A Prefeitura de Anápolis deu início, nesta quinta-feira (22), às ações de desassoreamento do Rio das Antas, em trecho localizado a montante do Parque Onofre Quinan. A iniciativa tem como foco principal a prevenção de enchentes, além de promover a conservação ambiental e garantir mais segurança às famílias que vivem na região.
A ação faz parte de um conjunto de medidas voltadas à macrodrenagem urbana e recebeu acompanhamento técnico do secretário da pasta, Thiago de Sá, do subsecretário de Meio Ambiente, Thiago Vitorino, e de representantes do Ministério Público, que realizaram vistoria no local.
Segundo Vitorino, o trabalho integra o planejamento estratégico do município para minimizar os impactos das chuvas. “As ações fazem parte do plano de macrodrenagem da cidade, que busca evitar alagamentos e danos à população. Além do desassoreamento, teremos uma frente de reflorestamento nas margens do Córrego das Antas, contribuindo para a estabilidade do solo e a preservação do lago do parque”, destacou.
Durante a visita, foram avaliadas as condições das margens do rio, com destaque para áreas de possível ocupação irregular, que estão sendo analisadas para definição de medidas legais e urbanísticas cabíveis.