A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, está realizando um cadastramento de demandas relacionadas a obras da Saneago mal executadas ou pendentes. A ação consiste na marcação com tinta dos locais com irregularidades, servindo como notificação formal à empresa para que sejam tomadas as providências necessárias.
O objetivo, segundo a prefeitura, é garantir a qualidade e segurança das vias públicas e calçadas da cidade, exigindo que as obras da Saneago como buracos, desníveis, vazamentos ou qualquer outra irregularidade sejam corrigidas o quanto antes.
De acordo com informe divulgado pelo Paço, os moradores podem contribuir identificando e reportando falhas nas ruas. Para registrar uma ocorrência, é necessário enviar uma mensagem para o WhatsApp da Prefeitura pelo 156, anexar fotos atualizadas do local, informar o endereço completo e descrever brevemente o problema encontrado. “Essa iniciativa visa agilizar a resolução dos problemas, garantindo melhorias na infraestrutura urbana de Anápolis”, diz.
Em nota enviada para o Tribuna do Planalto, a Saneago reafirma seu “compromisso em prestar serviços de excelência à população de Anápolis, mantendo diálogo constante com a Prefeitura e Agência Reguladora”.
“Diante disso, [a Saneago] está analisando tais reclamações e avaliando a adoção das medidas necessárias.Vale lembrar que a Companhia zerou o passivo de recuperação de cortes no asfalto provenientes de manutenção nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário – que são os de sua responsabilidade.Atualmente, os buracos existentes estão em locais prejudicados pelas recentes chuvas. A qualidade da recomposição depende que o serviço seja feito após alguns dias de estiagem, com o solo seco. Por isso, é importante pontuar que as chuvas prejudicam os trabalhos de recapeamento, pois não é possível aplicar o asfalto quando o solo está molhado ou úmido”, ainda consta na nota.
A empresa também afirmou que os moradores de Anápolis podem entrar em contato diretamente com a Saneago, por meios das centrais de relacionamento com o cliente, como a Agência Virtual e chat no site www.saneago.com.br ou telefone 0800 645 0115.
Vale lembrar que este embate entre a Saneago e a Prefeitura de Anápolis se intensificou com a nova gestão do município, liderada por Márcio Corrêa. Nas últimas semanas, inclusive, o prefeito afirmou que iria preparar um decreto onde “obrigasse” a empresa de saneamento a reparar possíveis danos na cidade em um prazo máximo de 24 horas. Apesar disso, o decreto ainda não foi publicado.