A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (5) a primeira edição do programa Saúde Agora. A iniciativa tem como objetivo localizar e atualizar o cadastro de pacientes que aguardam na fila da Regulação por consultas, exames e cirurgias desde 2023 ou anos anteriores.
A mobilização será realizada das 8h às 12h, no antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, e visa convocar as pessoas com solicitações pendentes no sistema. Além disso, profissionais de saúde voluntários iniciarão alguns atendimentos para pacientes previamente contatados nesta semana.
A atualização de dados é fundamental para organizar o fluxo da Regulação, já que muitas solicitações esbarram em informações desatualizadas, como telefone e endereço, dificultando o contato com os usuários. Outro problema recorrente, segundo a Secretaria de Saúde, é o não comparecimento de pacientes a consultas agendadas, mesmo após confirmarem a presença.
De acordo com o Complexo Regulador, atualmente há 66.711 solicitações pendentes no sistema municipal referentes ao ano de 2023. No entanto, não é possível identificar se parte desses pacientes já realizou o procedimento na rede privada e deixou de informar à Regulação.
A diretora do Complexo Regulador, Alyne Milanio, reforça a importância da participação da população. “Temos uma demanda grande e dificuldades para localizar muitos pacientes. Por isso, convocamos todos que têm algum pedido na Regulação até 2023 para comparecer e atualizar seus dados”, destaca.
Além da atualização cadastral e início de alguns atendimentos especializados, o local contará com uma van de imunização para atualizar as cadernetas vacinais de jovens, adultos e idosos. Serão aplicadas doses contra tríplice viral, hepatite B, HPV, influenza, dengue e dT (difteria e tétano). Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C também estarão disponíveis durante a ação.