A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Anápolis aprovou nesta quinta-feira (22) o projeto de lei que institui o programa “Autista Artista e Outras Deficiências”. A proposta, de autoria do vereador Reamilton do Autismo (Podemos), tem como objetivo incentivar a expressão artística de pessoas com deficiência no município.
O projeto segue agora para a Comissão de Direitos Humanos, já com emenda aprovada. A relatoria ficou por conta do vereador Ananias Júnior (Agir). Acima de tudo, a iniciativa busca promover a inclusão social por meio da arte, destacando o talento de pessoas autistas e com outras deficiências.
Além disso, a CCJ deu andamento a outras propostas importantes, como concessões de títulos de cidadania anapolina. A deputada estadual Bruno Peixoto e o líder religioso Romualdo Santillo foram indicados, com relatoria de Ananias Júnior e Leitão do Sindicato, respectivamente.
Outro destaque foi a proposta que inclui no calendário oficial o evento “Igreja na Praça”, promovido pela Assembleia de Deus – Ministério de Madureira. A iniciativa também partiu do vereador Reamilton do Autismo e será analisada pela Comissão de Educação e Cultura.
Também avançou a proposta do vereador Wederson Lopes (União), que regulamenta a gratuidade de acesso a espaços esportivos e de lazer para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Desde já, o projeto busca garantir mais acessibilidade e inclusão nesses ambientes.
O programa “Autista Artista e Outras Deficiências” é uma das ações que evidenciam o compromisso do Legislativo com a valorização da diversidade. Então, a expectativa é de que a matéria avance com apoio das demais comissões e ganhe força como política pública no município.