Skip to content

Santa Casa de Anápolis recebe R$ 3,7 milhões para reforçar a saúde pública

Recurso será destinado à ampliação da capacidade de atendimento e à melhoria da estrutura hospitalar


Redação Tribuna de Anápolis Por Redação Tribuna de Anápolis em 12/07/2025 - 15:00

Santa Casa receberá novo aporte para ampliar atendimento e melhorar estrutura da rede pública de saúde. Foto: Reprodução

A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, um dos principais hospitais da rede pública em Goiás, contará com novos investimentos para ampliar sua capacidade de atendimento e melhorar a infraestrutura hospitalar. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do deputado estadual Antônio Gomide (PT), que tem priorizado ações na área da saúde pública.

Nos últimos anos, o hospital recebeu R$ 2,6 milhões em emendas destinadas pelo parlamentar. Em 2023, os recursos viabilizaram a modernização da UTI Neonatal Dr. Henrique Santillo. Já em 2024, foram aplicados mais R$ 300 mil em melhorias estruturais, voltadas à segurança de pacientes e profissionais.

Para 2025, está prevista a liberação de mais R$ 800 mil, com foco na expansão da capacidade de atendimento da unidade, garantindo que mais pacientes tenham acesso a cuidados médicos com qualidade e dignidade.

A Santa Casa reforça, com esses investimentos, seu papel estratégico na rede estadual de saúde, atuando como referência em atendimentos de média e alta complexidade.

“O fortalecimento do sistema público de saúde passa por garantir estrutura e atendimento humanizado. Nosso compromisso é com a população que mais precisa”, afirmou Antônio Gomide.

Como funcionam as emendas parlamentares

As emendas parlamentares são instrumentos fundamentais para que deputados federais e senadores possam direcionar recursos públicos a políticas e projetos prioritários em suas regiões ou áreas de interesse. Elas consistem em alterações ou acréscimos propostos ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que determina como o orçamento público federal será distribuído e utilizado ao longo do ano.
Após aprovação pelo Congresso Nacional, as emendas passam a integrar o orçamento oficial, tornando-se vinculadas à execução orçamentária e financeira, o que confere a elas caráter impositivo. Ou seja, os recursos destinados por meio dessas emendas devem ser obrigatoriamente aplicados conforme previsto, garantindo que as áreas beneficiadas realmente recebam o investimento previsto.
Esse mecanismo fortalece a relação entre os parlamentares e suas bases eleitorais, ao possibilitar a alocação de verbas para setores essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, entre outros.
Assim, as emendas parlamentares representam uma forma concreta de intervenção legislativa na gestão do orçamento, promovendo melhorias locais e regionais por meio de recursos federais.