Skip to content

Sesi e Ministério da Saúde realizam vacinação nas indústrias

Iniciativa nacional pretende imunizar 5 mil trabalhadores com vacinas contra gripe, hepatite B, tétano, difteria e febre amarela


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 23/05/2025 - 11:18

Neste Dia D de Vacinação, Sesi e Ministério da Saíde visam vacinar cerca de 5 mil trabalhadores das indústrias

Nesta sexta-feira, 23 de maio, o Ministério da Saúde e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizam o Dia D de vacinação nas indústrias, uma mobilização nacional que ocorrerá em 25 estados e no Distrito Federal, com foco na imunização de trabalhadores do setor industrial.

O Dia D de Vacinação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Saúde e o Sesi, consolidado durante o 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em novembro de 2024. A iniciativa reforça o papel do Sesi como parceiro estratégico na promoção da saúde e na ampliação da cobertura vacinal no ambiente de trabalho das industrias

Neste Dia D de Vacinação, a expectativa do Sesi e do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 5 mil trabalhadores das inddustrias em todo o Brasil. As doses oferecidas incluem a vacina contra a gripe (Influenza) e outras quatro vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), aplicadas com apoio das Secretarias Municipais de Saúde, conforme disponibilidade.

Estarão disponíveis as seguintes vacinas:

  • Gripe (Influenza)

  • Hepatite B

  • Dupla adulto dT (difteria e tétano)

  • Febre amarela

Meta é vacinar 1 milhão de pessoas até dezembro

Em 2024, o Sesi vacinou mais de 815 mil trabalhadores e dependentes contra a gripe em todo o país. A meta para 2025 é ainda mais ambiciosa: atingir 1 milhão de doses aplicadas até dezembro. Até agora, mais de 300 mil pessoas já foram imunizadas.

O Sesi atende atualmente cerca de 68 mil empresas e 3,7 milhões de trabalhadores da indústria brasileira.

Plataforma digital VacinaSESI agiliza registro e gestão

A campanha de vacinação do Sesi e Ministério da Saúde nas Indústrias é realizada diretamente nos locais de trabalho. As empresas contratam os serviços de imunização e as equipes do Sesi realizam a aplicação das doses. Todo o processo é registrado em tempo real no sistema VacinaSESI, que permite o monitoramento de indicadores e apoio à gestão de saúde corporativa.

De acordo com Paulo Mól, diretor superintendente do Sesi, “a parceria com o Governo Federal reforça o compromisso da indústria com a saúde de seus trabalhadores. O Sesi é referência nacional em vacinação e contribui significativamente para ampliar a cobertura vacinal no Brasil”.

Com atuação consolidada na área da saúde, o Sesi é hoje o maior vacinador privado contra o vírus Influenza no país, ficando atrás apenas do Governo Federal. A instituição tem se destacado por promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, aliando estratégias de prevenção, atenção primária e telessaúde.