O primeiro domingo com Tarifa Zero no transporte público de Anápolis teve resultado positivo. Segundo a Urban, o número de usuários aumentou 40% em comparação com a média registrada em domingos anteriores. O benefício, que garante gratuidade nas passagens aos domingos e feriados, entrou em vigor neste domingo (11), no Dia das Mães.
De antemão, a prefeitura avaliou como bem-sucedida a estreia da Tarifa Zero. O prefeito Márcio Corrêa (PL) visitou o terminal para acompanhar de perto a movimentação e relatou que muitas famílias utilizaram os ônibus para se reunir com parentes ou participar de eventos religiosos. “Estamos mantendo nosso compromisso com a gratuidade. Isso é só o começo da remodelação do transporte público”, disse.
Antes do programa, a média de passageiros aos domingos era de 4.500. Com o benefício, foram registrados 6.400 usuários no primeiro dia, segundo a concessionária. Então, o impacto foi imediato e confirmou a demanda reprimida pelo acesso gratuito ao sistema nos finais de semana.
Além disso, a iniciativa foi bem recebida por moradores de bairros mais afastados, que aproveitaram a oportunidade para se locomover com mais liberdade. A prefeitura afirma que outras melhorias ainda estão previstas para os próximos meses, com foco na qualidade e acessibilidade do transporte coletivo.
Acima de tudo, a gestão municipal aposta na Tarifa Zero como um passo importante para reestruturar a mobilidade urbana. A expectativa é de que, com novas ações, o transporte se torne mais eficiente, inclusivo e sustentável.