Ao todo, cerca de 38 mil contribuintes precisam quitar 50 mil parcelas de IPVA, ICMS e ITCD referentes a negociações com o Estado de Goiás. A cobrança é referente aos tributos parcelados no âmbito dos programas de regularização fiscal mantidos pela Secretaria da Economia.
De acordo com a Superintendência de Recuperação de Crédito (SRC), atualmente a carteira de créditos parcelados da pasta soma 788 mil prestações ativas. Isso representa aproximadamente R$ 3,6 bilhões em dívidas que ainda precisam ser quitadas junto à Receita Estadual. Além disso, o órgão alerta que quem deixar de pagar três parcelas, consecutivas ou não, perde automaticamente os benefícios da negociação e terá o parcelamento cancelado.
A adesão ao parcelamento foi feita por meio da plataforma Negocie Já, que facilita a regularização de débitos. Conforme os dados mais recentes, 11,8 mil acordos estão ativos, somando R$ 2,5 bilhões em tributos negociados. Esses acordos envolvem 9,3 mil contribuintes, o que reforça a importância de manter os pagamentos em dia para evitar sanções legais e a exclusão dos benefícios concedidos na negociação.
Desde já, quem precisa emitir o Documento de Arrecadação Estadual (Dare) pode acessar o site oficial da Secretaria da Economia no ícone “Pagar ou Parcelar Tributos”. Também é possível gerar o boleto pelo aplicativo EON – Economia Online. Acima de tudo, o pagamento em dia das parcelas de IPVA garante ao contribuinte a manutenção das vantagens obtidas, como descontos e isenção de juros. Então, evite atrasos e mantenha seu parcelamento em dia.