A Usina Fotovoltaica da Universidade Estadual de Goiás (UEG) será inaugurada na manhã desta quarta-feira (9/4), na Fazenda Barreiro do Meio, em Anápolis (BR-153, Km 99). O projeto, desenvolvido pela CelgPar em parceria com a UEG, contará com a presença do presidente da empresa, Fernando Navarrete, do reitor Antonio Cruvinel e de autoridades estaduais e municipais.
Com investimento de R$ 30 milhões, a usina fotovoltaica possui 11.760 placas solares em uma área de 100 mil m². O terreno foi cedido pela UEG por meio de convênio com a CelgPar, dentro do Programa de Eficiência Energética do Governo de Goiás.
Em operação desde antes da inauguração, a usina tem capacidade para gerar 12.633 MWh/ano, o que deve reduzir em até 64,5% os gastos com energia da UEG e da Secretaria de Educação. Essa produção equivale ao consumo de mais de três mil residências ou ao plantio de sete mil árvores por ano em termos de benefício ambiental.
O reitor da UEG destacou que, além da economia, a usina servirá como laboratório para pesquisas em energias renováveis. Já o presidente da CelgPar ressaltou que o projeto faz parte de uma estratégia maior do governo estadual para promover energias limpas e reduzir custos na administração pública. A iniciativa é a primeira de quatro usinas solares previstas pela CelgPar no estado.