Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira (9), o vereador Jean Carlos (PL), líder do prefeito Márcio Corrêa (PL) na Câmara Municipal, fez um balanço detalhado dos primeiros cem dias da administração do chefe do Executivo, que está internado desde esta terça (8). O parlamentar destacou avanços em diversas áreas, começando pela saúde pública.
De acordo com Jean, na área da saúde, foram implementados atendimentos 24 horas no Hospital Alfredo Abrahão, que já realizou mais de 10 mil procedimentos desde a mudança. A UPA Pediátrica teve suas equipes ampliadas e o atendimento agilizado, enquanto a UPA Alair Mafra passou por mudança na gestão, com promessas de melhorias no serviço. Outro avanço significativo foi o retorno das cirurgias cardíacas no Hospital Evangélico Goiano, além da realização de 250 cirurgias de catarata. A administração também prepara editais para construção de novas unidades de saúde nos bairros Vila Esperança e Jardim das Américas.
“A educação recebeu atenção especial com a distribuição de 38 mil kits escolares, contratação de 350 cuidadores e convocação de mais de 30 professores do cadastro de reserva. O governo municipal ainda repassou verbas do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie) e trabalha em editais para reforma e construção de novas escolas, além de melhorias na qualidade da merenda escolar”, afirmou o vereador.
Na infraestrutura, jean lembrou que a prefeitura recebeu doações de máquinas através de articulações com os senadores Wilder Morais (PL) e Vanderlan Cardoso (PSD), eliminando gastos com locação de equipamentos. O plano de drenagem urbana está sendo retomado, enquanto o programa Cidade Limpa, com mutirões em diversas regiões, já apresenta resultados positivos na redução de casos de dengue.
A segurança pública teve a renovação do banco de horas com a Polícia Militar e ações integradas entre a corporação, a Guarda Municipal e a CMTT. O vereador destacou ainda a atuação firme do prefeito junto à Saneago para garantir o cumprimento do contrato e resolver o problema da água sucia que afetava a população.
Na área social, foi anunciado o programa Construindo Sonhos, que prevê a construção de 6,5 mil moradias populares. A gestão também aprovou medidas para agilizar a emissão de alvarás para construções de até 210 metros quadrados e criou a lei da liberdade econômica, que facilita a abertura de novos negócios. Mesmo com as dificuldades financeiras herdadas, o governo garantiu o pagamento do piso nacional aos professores e iniciou processo de recomposição salarial para os servidores públicos.
O esporte foi outra área beneficiada, com a retomada do Circuito Anapolino de Corrida de Rua, campeonatos de karatê e o programa Ruas de Lazer. A administração quitou pagamentos atrasados do Bolsa Atleta e ampliou o programa. Para completar, Jean Carlos anunciou a recriação das secretarias de Esporte, Cultura e Administração Municipal, reforçando a estrutura de governo. “Mais do que números e ações concretas, o que estamos fazendo é resgatar a esperança da população na gestão pública”, concluiu o vereador, encerrando seu balanço dos primeiros cem dias de governo.
Sobre Márcio Corrêa internado, a assessoria de imprensa do prefeito confirmou, na manhã de hoje, a internação dele no Ânima Centro Hospitalar e que se trata de gastroenterite. Ainda de acordo com o informe, o prefeito tem o quadro de saúde estável e que ele segue em observação médica.