O Vox Patris, o maior sino que badala do mundo, iniciou nesta sexta-feira, 11, sua jornada marítima com destino ao Brasil. Conhecido como “a voz do Pai”, o sino deixou o porto de Gdansk, na Polônia, após um breve atraso provocado por tempestades e condições climáticas adversas. Com a melhora do tempo, a peça de 55 toneladas e mais de quatro metros de altura foi içada por guindaste e embarcada em um navio com destino ao porto de Hamburgo, na Alemanha. De lá, seguirá para o porto de Santos (SP), com previsão de chegada no dia 15 de maio, conforme informou a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que coordena a vinda do Vox Patris.
Cheio de simbolismo, o Vox Patris será uma das principais atrações da Romaria do Divino Pai Eterno, que neste ano comemora 185 anos da devoção iniciada em Trindade. Assim como os romeiros que percorrem grandes distâncias até o Santuário, o sino também trilha uma longa peregrinação. Desde já, a Afipe e o Santuário Basílica de Trindade trabalham nos preparativos para recepcioná-lo.
Nesta quinta-feira, 10, uma comitiva da equipe do Santuário esteve em Santos (SP) para alinhar os detalhes da chegada do sino ao Brasil. Ao longo do dia, a equipe participou de reuniões com a Secretaria de Portos e representantes da Prefeitura de Santos, além de se reunir com o pároco da Catedral da cidade, Pe. José Paul. O encerramento da agenda se deu com uma reunião com Dom Tarcísio Scaramussa, bispo da Diocese de Santos, em que foram definidos os detalhes da celebração de acolhida, prevista para acontecer na Praça da Catedral, no final de maio.
A partir de então, o Vox Patris seguirá rumo a Trindade, a capital goiana da fé. Uma estrutura será montada ao lado das obras da nova Basílica para abrigar o sino de forma temporária e permitir a visitação pública. Acima de tudo, o sino reforça o tema da Romaria 2025: “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos da esperança”, em sintonia com o Ano Jubilar vivido pela Igreja Católica. A festa acontecerá entre os dias 27 de junho e 6 de julho. Segundo o reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, a presença do sino representa a concretização de um sonho antigo dos Missionários Redentoristas e dos devotos do Pai Eterno. “É um momento muito aguardado. Esperamos que cada peregrino saia de Trindade revigorado, com fé e esperança para enfrentar a vida com mais coragem”, afirmou. Além disso, as camisetas da romaria já estão à venda nas lojas físicas e no site do Santuário, com opções de tamanhos variados para atender os fiéis de todo o Brasil.

Vox Patris: o toque que une fé e inovação
Você sabia que o sino Vox Patris possui 4,5 metros de diâmetro e foi fabricado com uma liga especial de bronze para garantir sonoridade perfeita? Ele une tradição, tecnologia e fé: a fundição seguiu métodos artesanais e contou com especialistas que garantiram que sua voz — ou melhor, seu toque — ecoe por gerações. É mais do que um sino: é um marco da espiritualidade e da engenharia devocional brasileira.
Visita estratégica a Santos
A visita da comitiva do Santuário Basílica à cidade de Santos (SP), representou um passo decisivo na logística de recepção do Vox Patris no Brasil. Além de reuniões com autoridades civis e religiosas, os representantes do Santuário do Divino Pai Eterno puderam vistoriar as instalações portuárias e alinhar o cronograma técnico para o desembarque do sino. O encontro com Dom Tarcísio Scaramussa reforçou a parceria entre a Diocese de Santos e o Santuário de Trindade, marcando uma união simbólica entre dois importantes centros de fé. A celebração de boas-vindas, que será realizada na Praça da Catedral, deve atrair fiéis da região e dar início à peregrinação do maior sino do mundo em solo brasileiro.
Leia mais: Anápolis recebe peça sobre bullying e autismo nas escolas