Skip to content

Mudanças continuam com reforma administrativa em Anápolis: Márcio faz novas nomeações nas secretarias

Prefeito mantém reestruturação do governo com desmembramentos, criações de pastas e substituições estratégicas no primeiro escalão


Avatar Por Carlos Nathan em 13/05/2025 - 16:12

O Prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), em evento dias antes da terceira internação neste ano. Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis
O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), fez mais nomeações nesta semana. (Foto: Divulgação)

A reforma administrativa em Anápolis, aprovada no final de abril pela Câmara Municipal, continua a ganhar forma com uma série de nomeações e mudanças efetivadas pelo prefeito Márcio Corrêa (PL) nesta semana. Após a sanção da nova estrutura, publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (12), o governo municipal iniciou um processo de substituição de secretários, extinção de pastas e criação de novos órgãos, reforçando a proposta de modernização da gestão pública e maior eficiência no atendimento à população.

Entre as alterações mais relevantes está a extinção da Secretaria de Economia e Planejamento, que deu lugar a duas novas pastas: a Secretaria de Governo e a Secretaria de Economia. A primeira terá foco exclusivo na articulação política e será comandada por Alex Schweigert, que já ocupava a antiga pasta extinta. A Secretaria de Economia, por sua vez, ficou sob responsabilidade de Marcelo Olímpio Carneiro, ex-secretário da Fazenda do Tocantins, com ampla experiência na área fiscal e tributária.

Outra mudança importante foi a confirmação de Rafael Pires Borges como titular da Secretaria de Cultura e Turismo. Servidor de carreira, Rafael se destacou como regente do Coro Sinfônico de Anápolis e já atuava como diretor de Cultura. Agora, terá a missão de ampliar o acesso à produção cultural no município.

A nova Secretaria Municipal do Esporte também já tem liderança definida: o vereador Divino Antônio (PSD), conhecido como Divino Antônio/Corinthians, que deixou sua cadeira no Legislativo para assumir o desafio. Ele promete investir em programas de iniciação esportiva que deverão atender até 10 mil crianças nos bairros da cidade. Com sua saída da Câmara, o suplente Elias do Nana assumiu a vaga, vindo da agora extinta Secretaria de Integração, onde era diretor de voluntariado.

Além das novas pastas, a reforma administrativa prevê a criação da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoas e Inovação, além da fusão das secretarias de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano em uma só. Já a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo foi renomeada como Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura.

Com a confirmação de nomes técnicos e políticos experientes, o prefeito Márcio Corrêa reforça sua intenção de organizar a estrutura municipal de forma a enfrentar com mais agilidade os desafios da gestão e melhorar a qualidade dos serviços públicos. A reformulação ainda prevê a valorização dos servidores e a criação de cargos de subsecretários para fortalecer a atuação técnica das secretarias.

Apesar dos avanços nas nomeações, o site oficial da Prefeitura de Anápolis ainda não reflete completamente a nova estrutura administrativa. A expectativa é que, com a consolidação das mudanças, a administração consiga imprimir um novo ritmo ao atendimento das demandas da população.