A Romaria do Divino Pai Eterno 2025 chegou ao fim neste domingo, 06, em Trindade, com a participação de milhares de devotos. O evento religioso, considerado o maior do Centro-Oeste, recebeu fiéis de todo o Brasil, muitos dos quais percorreram longas distâncias a pé como forma de cumprir promessas ou agradecer bênçãos.
Um dos relatos que mais evidenciam a força da fé durante a romaria é o da devota Marina Santos Silva Mendes, de Porteirão, município próximo a Rio Verde. Com o filho no colo, ela passou diante da imagem do Divino Pai Eterno para cumprir uma promessa feita em família.
“Eu fiz uma promessa e meu padrasto também. Durante os 10 anos do meu filho, a gente passaria aqui para agradecer tanto pela minha vida como pela vida dele. Então somos eternamente gratos ao Pai por isso”, afirmou, emocionada.
Outro relato marcante foi do devoto Cristiano Rocha, de Goiânia, que caminhou mais de 18 km ao lado de um amigo. Para ele, a caminhada representa mais do que sacrifício físico.
“A casa do Pai é a coisa mais gratificante, né? Então a gente vem só por agradecimento, pedir pra Deus sempre nos dar força pra cumprir a missão da gente, pra conseguir vencer os obstáculos”, afirmou.
Durante a missa das autoridades, presidida pelo cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, o religioso destacou: “A nossa esperança é o Reino do Pai Eterno. São tantas as realidades e situações que anseiam por peregrinos de esperança”. A celebração reuniu representantes dos três poderes, reforçando o caráter cívico e espiritual do evento.
Selo e Sino Vox Patris
Durante a programação oficial, os Correios lançaram um selo e um carimbo comemorativo em homenagem à chegada do sino Vox Patris ao Santuário do Divino Pai Eterno. O sino, considerado o maior de badalo do mundo, foi instalado em Trindade no início de julho e se tornou símbolo da romaria de 2025.
O selo foi apresentado pelo superintendente estadual dos Correios, Antônio Carlos Martins, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, e do prefeito de Trindade, Marden Júnior. Foram produzidas 4.800 unidades em tiragem especial. O selo ficará disponível para carimbos durante 30 dias, antes de integrar o acervo permanente do Museu dos Correios.
Para o reitor do Santuário Basílica, padre Marco Aurélio Martins, “é uma honra para nós recebermos este selo. Celebramos os 185 anos da devoção ao Pai Eterno com a chegada do Sino Vox Patris. O selo reforça a tradição e cultura que atuamos para perpetuar nos corações de cada devoto e romeiro”.
Segurança e suporte ao romeiro
O governador Ronaldo Caiado apresentou um balanço da segurança pública durante a romaria. Segundo ele, foram registrados 46 furtos, com todos os autores detidos. “Não houve nenhum homicídio, tentativa de homicídio, estupro ou roubo. Também recapturamos 11 foragidos da Justiça. A redução nos furtos foi de 60%”, afirmou.
Além do reforço na segurança, o Estado operou o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), no km 10 da GO-060. O local funcionou 24 horas durante todos os dias da romaria, oferecendo alimentação gratuita, atendimento médico, apoio psicológico, espaço para descanso, Wi-Fi e sanitários. A estrutura foi elogiada pela primeira-dama Gracinha Caiado. “A cada ano a gente procura aperfeiçoar ainda mais o CAR, para atendê-los da melhor forma possível”, disse.
Para o reitor da Basílica, a união entre o poder público e a Igreja foi essencial para o sucesso do evento. “Se temos uma linda estrutura, ambientes limpos e cidade organizada, é graças ao trabalho conjunto”, destacou padre Marco Aurélio. O prefeito Marden Júnior reforçou que a romaria deixou um legado para Trindade, incluindo a entrega do Viaduto Ronaldo Caiado Filho, que facilita o acesso ao município.