O curso de medicina UniEvangélica, localizado em Anápolis, obteve a maior nota no Conceito Preliminar de Curso (CPC) contínuo de Goiás, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O índice, referente ao ano de 2023, foi divulgado em abril e tem como base a média ponderada entre o desempenho dos alunos no Enade, qualidade da infraestrutura, corpo docente e recursos pedagógicos. A nota final da instituição foi 3,739, dentro da faixa 4 da escala de avaliação, que vai de 1 a 5.
Além disso, a Universidade Federal de Goiás (UFG), com nota 3,297, também atingiu a faixa 4. As demais instituições que oferecem o curso de medicina em Goiás ficaram abaixo dessa marca, sendo avaliadas com conceito 3 ou inferior. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por aplicar e sistematizar os indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil.
De antemão, o CPC é um dos principais indicadores de avaliação do MEC, pois considera não apenas o desempenho dos estudantes, mas também a estrutura oferecida pelas instituições. Então, ele serve como referência para estudantes e famílias que buscam cursos com alto padrão de ensino e infraestrutura adequada.
O MEC reforça a importância desses indicadores para o fortalecimento da educação superior e o desenvolvimento profissional dos futuros médicos do país. O levantamento refere-se ao ano de 2023 e foi divulgado em abril deste ano. O desempenho do curso fortalece a reputação da universidade e pode influenciar a escolha de novos estudantes interessados em cursar medicina em Goiás.
Confira os cursos de medicina com melhores notas em Goiás: a medicina UniEvangélica lidera com 3.739, seguida pela UFG, em Goiânia, com 3.297. A Universidade de Rio Verde (FESURV), por exemplo, obteve 2.644, e a Faculdade Imepac de Itumbiara ficou com 2.6, ambas dentro da faixa 3.
Confira as notas dos cursos de Medicina avaliados em Goiás:
1. UniEvangélica – Anápolis
CPC contínuo: 3,739 – Faixa: 4
2. Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia
CPC contínuo: 3,297 – Faixa: 4
3. Universidade de Rio Verde (FESURV) – Rio Verde
CPC contínuo: 2,644 – Faixa: 3
4. Faculdade Imepac – Itumbiara
CPC contínuo: 2,600 – Faixa: 3
5. Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) – Trindade
CPC contínuo: 2,551 – Faixa: 3
6. Universidade Federal de Jataí (UFJ) – Jataí
CPC contínuo: 2,549 – Faixa: 3
7. Universidade de Rio Verde (FESURV) – Aparecida de Goiânia
CPC contínuo: 2,288 – Faixa: 3
8. Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) – Aparecida de Goiânia
CPC contínuo: 2,255 – Faixa: 3
9. Centro Universitário de Goiatuba (Unicerrado) – Goiatuba
CPC contínuo: 2,117 – Faixa: 3
10. Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) – Mineiros
CPC contínuo: 2,110 – Faixa: 3