A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O crédito bancário será realizado no dia 30 de maio para mais de 6,2 milhões de contribuintes, com valor total de R$ 11 bilhões — o maior já pago em um lote inicial, segundo o órgão.
Este primeiro lote de restituições do Imposto de Renda contempla os chamados grupos prioritários: idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental, contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério, além daqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e indicaram a chave PIX como forma de recebimento da restituição.
Onde fazer a consulta às restituições do Imposto de Renda
A consulta às restituições do Imposto de Renda está disponível a partir das 10h no portal da Receita Federal (gov.br/receitafederal), na seção “Meu Imposto de Renda”, e também pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para celulares e tablets com sistemas Android e iOS. O contribuinte pode optar por uma visualização simplificada ou uma consulta mais detalhada por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Até o momento, mais de 29 milhões de declarações foram entregues. A Receita espera receber um total de 46,2 milhões até o prazo final, que se encerra às 23h59min59s do dia 30 de maio. Isso significa que cerca de 17 milhões de contribuintes ainda precisam enviar seus dados nesta última semana.
Estabilidade garantida pelo Serpro
Para garantir o funcionamento da plataforma durante o pico de acessos, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) reforçou a infraestrutura dos sistemas da Receita Federal. Segundo a diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro, Ariadne Fonseca, equipes técnicas estão de prontidão até o fim do prazo, monitorando em tempo real o desempenho da plataforma.
“Desde o início da entrega até as 23h59 do último dia, mantemos salas de monitoração com equipes especializadas e ferramentas que asseguram a estabilidade e o desempenho do sistema, mesmo nos momentos de maior demanda”, afirmou.
O Serpro realiza testes de estresse e utiliza tecnologia de balanceamento automático de carga entre servidores para evitar instabilidades. “Fazemos testes com milhares de acessos simultâneos para garantir que, na prática, ninguém enfrente lentidão ou instabilidade”, explicou Ariadne.
Como consultar
-
Quando começa a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda : 23 de maio, às 10h
-
Data do crédito bancário: 30 de maio
-
Prazo final para entrega da declaração do IR: 30 de maio, até 23h59min59s
-
Onde consultar: gov.br/receitafederal ou aplicativo Meu Imposto de Renda
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar o portal da Receita ou o aplicativo e informar o CPF, data de nascimento e o ano da declaração (2024, ano-base 2023). Caso o crédito não seja realizado por problemas na conta bancária, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.